sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ser mesário: uma obrigação que vale a democracia

Nas eleições de 2012 para prefeitos e vereadores mais de 1,6 milhões de brasileiros vão passar o domingo (7/10) trabalhando em uma das mais de 500 mil seções eleitorais espalhadas por todo o Brasil.

A partir das 8h da manhã e até as 17h, mais de 138 milhões de eleitores terão o direito e ao mesmo tempo o dever de votar e trabalhar nas eleições municipais e escolher seus representantes por mais 4 anos aos cargos de vereador e prefeito. Direito Pleno (eleição para todos os cargos desde um vereador ao presidente) conquistado após anos de ditadura militar e repressão e que culminou no movimento pelas diretas já e deram ao brasileiro o poder de eleger seus representantes livremente. 

Desde então com esse direito veio uma grande responsabilidade e que faz a população participar ativamente da democracia, ser mesário, cargo para o qual você é convocado e é obrigado a comparecer e trabalhar. Assim como muitas pessoas dizem que o voto deveria ser facultativo outras acreditam que participar como mesário deveria ser, porém o cientista político Humberto Dantas ressalta que esse é o menor dos problemas da função: “Se a simples escolha resolvesse o problema todo não precisava convoca-los, eles (o governo) deveriam ressaltar as campanhas de mesários voluntários, pois o número de pessoas que se cadastram pra isso não é suficiente para dar conta, não atingem 20% do necessário, dai a obrigação. Pela democracia se paga um preço”, ressalta Dantas.

Mas em meio a isso existem pessoas que contribuem e que gostam, é o caso de Runan Braz, jovem universitário de 23 anos e que trabalha desde 2008 nas eleições municipais daquele ano. Ele diz que um exercício da cidadania e faz bem.

Runan Braz em sua quinta eleição como mesário
“A função de mesário pra quem se acostuma até que é legal, eu que já estou a quatro eleições, vou pra quinta agora (considerando o 2º turno em todas elas) é interessante, você aprende coisas novas, faz amizades, mas tem o lado de extrema importância na democracia, você auxilia uma pessoa que muitas vezes não teria condições de votar sozinha, sem auxilio”, afirmou o jovem.

Lembrando ainda que quem for convocado e não comparecer para trabalhar no dia das eleições sofre com implicações administrativas como pagamento de multa e fica impossibilitado de concorrer a cargos públicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites More