quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bienal da Arte já está em São Paulo


Já está em andamento a 30ª Bienal da Arte de São Paulo. A exposição, que acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, teve início no dia 07 de setembro e estará disponível para visitação até o dia 09 de dezembro. Este ano, o evento tem uma nova proposta ao público, que aguça o pensamento e a criatividade.

A Bienal teve sua primeira edição em 1951 e o objetivo era tentar aproximar as pessoas da arte, que, na época, era bem restrita ao público erudito. Este ano a exposição não tem tema e sim um “motivo”, segundo a curadoria. A Iminência das poéticas é o motivo pelo qual o artista, que tem a sua arte exposta, fará o visitante refletir sobre aquilo que ele expõe. São 111 artistas com aproximadamente 3 mil obras.


Segundo o artista plástico Márcio Camargo, o motivo da iminência não é apenas seduzir o visitante a reflexão filosófica das obras expostas. “A Iminência afirma quais serão os próximos passos da arte, afirma que as próximas obras serão ‘poéticas’, assim como poderia ser a ‘A Iminência da Lucidez’”, explicou. Para Camargo, esta exposição não tem somente o toque poético e nem é este toque o que se destaca entre as obras: “Entendo a palavra poética como uma representação clara da tradição da predominância da arte literária na América Latina sobre as artes visuais. A bienal abrange vários segmentos artísticos e diversas linhas de reflexão, mas definitivamente a poética não é a mais condizente”, conclui.

A Bienal explora muito o público do parque aos finais de semana. A estudante Késsia Rodrigues foi uma das visitantes da exposição e gostou das obras esculturais. “Achei bem bacana algumas obras que parecem invenções antigas. Gosto de obra palpáveis, com um valor físico maior. As obras esculturais tem uma beleza visual bastante bacana, que me interessa muito”, disse. Fãs de quadros com paisagens, a dona de casa Rosimeire Boaventura explorou um pouco mais as pinturas: “Gostei muito dos quadros, principalmente os de figuras naturais. Adoro natureza em pinturas a mão. Mas também me chamou muito atenção os efeitos sonoros de uma das exposições; é bem interessante”.
 
A Bienal da arte também é uma oportunidade para aproximação entre público e arte. Antes voltada apenas à elite, a arte exposta no evento agora é acessível a todos e pode, através de sua beleza, interessar aos novos jovens e enriquecer ainda mais a cultura no Brasil. Mas Camargo entende que o que mais atrai o público é a elegância do evento: “Virou ‘Cult’ ir à Bienal, mas a aura do evento é que atrai o público, não as obras. Claro que não podemos de forma alguma minimizar sua importância assim como a expressão artística ali exibida. É a reflexão de nosso tempo”. O artista entende também que as obras expostas na Bienal não podem ser escolhidas conforme o gosto público. “Não podemos definir a escolha dos artistas pelo apelo popular jamais, mas devemos cuidar para a organização do evento não definir o futuro da arte com base em suas escolhas pessoais. O que deve ser alterado periodicamente é a comissão organizadora, isso traria uma maior representatividade artística e inovação ao evento”, concluiu.
 
A 30ª Bienal da Arte funciona Terças, quintas, sábados, domingos e feriados das 9h às 19h; quartas e sextas-feiras das 9h às 22h. A entrada é franca.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites More