sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Redução do IPI faz mercado de automóveis bater recorde em agosto

Imposto mais barato fez a procura por veículos aumentar em todo o país


O mês de agosto registrou uma marca histórica para a indústria automobilística brasileira. Só neste período, foram comercializados mais de 405 mil carros. Somando caminhões e ônibus, o número chega a 420 mil em todo o país. De acordo com economistas, a maior oferta de crédito e a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) foram fundamentais para que ocorresse esse aumento nas vendas.

Montadoras não conseguiram suprir a demanda por carros novos (Foto: Montagem/Felipe Barreto)

Além da marca alcançada em agosto, o setor também registra ótimos números acumulados no ano e as vendas devem fechar 2012 com um crescimento de 8% em comparação com o ano passado.

Segundo o economista Silvio Ferreira, a redução do IPI é uma iniciativa do governo para acelerar a economia do país, incentivando com isso os consumidores e os fazendo ir às compras. “Essa é uma forme de estimular e fazer com que a economia continue funcionando. Com isso o governo aumenta a arrecadação e gera empregos, aumentando as vendas e aquecendo o mercado”, afirmou Ferreira.

O aposentado Francisco de Assis é um exemplo do panorama citado pelo economista. Assis tinha na garagem um veículo com mais de dez anos de uso, e com preços mais acessíveis, resolver trocar seu automóvel no mês passado. 

Já vinha planejando isso há algum tempo, mas resolvi esperar um pouco mais para ver se os preços baixavam, e acabei me saindo muito bem”, comenta o empolgado comprador. 

A maior oferta de crédito também foi decisiva nesse desempenho do setor automobilístico. De cada dez carros vendidos em uma concessionária, sete saíram financiados de acordo com a gerência da loja. 

“A oferta de financiamentos facilitou muito as nossas vendas, que praticamente dobraram em agosto. Aproximadamente 70% do que vendemos nesse período foi a partir de crédito oferecido pelos bancos”, observou Silene Menezes, gerente de vendas de uma concessionária na grande São Paulo. 

A princípio, o desconto do IPI deve permanecer até o mês de outubro, mas ainda existe a possibilidade de uma prorrogação ainda maior.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites More